A banana é um fruto tropical cultivado na maior parte das áreas tropicais de todo mundo. Ela é colhida ainda verde e se armazenada corretamente, amadurece em alguns dias.
Com a chegada do verão e temperaturas mais altas, ela amadurece mais depressa. Para que você possa consumir/servir banana no ponto certo, você deve adquiri-la “caneada”, o que significa dizer, “para uso do dia seguinte”. No seu restaurante, você deve armazena-la em local fresco, sem refrigeração, e ela ficará no ponto, com cascas lisas e sem manchas por fora e madura por dentro.
Cada banana (120g em média) fornece aproximadamente 100 calorias. Ela é digerida facilmente e é convertida rapidamente em energia pelo nosso organismo. É ainda ótima fonte de potássio, mineral que contribui para o bom funcionamento muscular, e de fibra solúvel. É por estes motivos que se tornou um dos alimentos favoritos dos atletas.
Pela facilidade de digestão e energia fornecida, é também um dos primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação dos bebês.
E para agradar em cheio, veja a receita deste prático, diferente e delicioso musse.
Musse de banana
Ingredientes:
- 8 bananas d’água picadas
- 1/3 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de suco de limão
- 2 folhas de gelatina branca
- 1 lata de creme de leite
- baunilha a gosto
Modo de Preparo:
- Misturar as bananas, o açúcar e o suco de limão;
- Levar ao fogo baixo, mexendo sempre, até desmanchar as bananas (quinze minutos, aproximadamente);
- Adicionar a gelatina previamente amolecida em água fria e mexer até dissolver;
- Misturar delicadamente o creme de leite e a baunilha;
- Colocar em taças;
- Levar à geladeira por algumas horas.